A EVOLUÇÃO ANDA LADO A LADO COM A EXAUSTÃO

1

Já parou pra pensar que quando evoluímos cansamos? Uma faculdade para adquirir novas competências, um projeto no serviço em busca de novos horizontes, uma série de dias na academia pra ganho de massa muscular, uma viagem longa para conhecimento de novas culturas, uma noite longa de estudo pra ir bem em uma prova… etc.

Um parênteses… É claro que posterior ao cansaço vem o descanso (pelo menos essa é a necessidade fisiológica), e isso é fator fundamental pra nossa evolução, descanso seria uma espécie de combustível… e o esgotamento precisa de combustível pra dar continuidade, mas nosso foco aqui é outro…

Encontre formas de se exercitar

As vezes o “exercitar-se” não é fazer uma tarefa de 8 longas horas no trabalho, onde 100% dessas horas é “execução”, e sim você ficar 3, 4 horas pra planejar possibilidades de realização (uso da mente), fazendo com que a execução propriamente seja feita em 2 horas. Já parou pra pensar que o que faz, tem diversas outras formas de se fazer? O nosso tradicional automático as vezes barra nosso poderoso cérebro de pensar em novas possibilidades. Pense em algo que faz… Agora pense em meios de simplificar isso… Produtividade, menor tempo, menor custo, ganho de tempo pra outras coisas… O uso do cérebro nos trás exaustão (meio), porém a evolução (fim) é certa.

Um treino físico de 1 hora monótono tem menor perca calórica de um treino intensivo de 15 minutos (uma relação tempo x intensidade), um estudo estratégico e planejado de 2 horas “as vezes” é mais benéfico do que 10 horas de estudo (depende do que está estudando, se é o que realmente precisa ser estudado e do que está captando daquilo).

Encontre formas de equilibrar-se (coisas que gosta de fazer, porém que cansa e muito)

Uma longa viagem pra praia, quem aqui nunca chegou em casa num domingo a noite pós estrada, tendo que trabalhar no outro dia cedo? Ou coisa similar… Você antes de sair pra viajar pensa no domingo a noite? Imagino que não… Porque? Uma particularidade minha, os benefícios que ganho ao viajar (equilibrar minha mente, “tipo” responsabilidade x liberdade) são muitos, conhecer novos lugares, novas paisagens, novas pessoas, novas culturas, sim você evolui, porém existe um cansaço paralelo a isso.

Não busque o descanso, veja ele como algo complementar

Não podemos começar algo pensando no descanso que teremos depois, isso é apenas uma consequência. Se todo profissional que entra hoje no mercado de trabalho já pensar no dia da sua aposentadoria, teremos empresas sem vida.

Alegre-se com o seu cansaço

… Desde que ele esteja te tornando uma pessoa melhor. Fisicamente falando, cansar não é algo agradável, agora você se cansar em fazer algo que não lhe agrega em nada, ai estamos rompendo a barreira do “fisicamente falando” chegando num posto de mediocridade, ou algo próximo disso.

Então, o pensamento é evoluir! E aprender a conciliar com a evolução, a exaustão… No fim de tudo seu corpo estará pulsando, porém sua mente lhe trará a tranquilidade de quem está correndo pra direção certa…

Vinícius Ferreira

Fonte da imagem: Google Imagens

Um comentário em “A EVOLUÇÃO ANDA LADO A LADO COM A EXAUSTÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s