DEFININDO OBJETIVOS

12223

Impressionante como nos deparamos com a incerteza nas metas e objetivos das pessoas. Deparei-me na virada do ano com alguém que me disse “Não sei o que eu quero”, “Na verdade eu quero criar raiz em algum lugar”, “Já enjoei da cidade onde estou”, rs… É até irônico, porém foi exatamente assim… Ouvindo isso questionei: “O que te faz bem e te deixa feliz?”…

Não adianta criarmos roteiros padronizados de início de ano, compondo na lista de sonhos, coisas superficiais o que todos buscam se nós mesmos não sabemos qual é o nosso real propósito… “Quero emagrecer”, “Quero fazer inglês”, ok… Você quer emagrecer ou ter saúde? Você quer falar inglês ou crescer profissionalmente? Você quer estética ou quer ter longevidade? Você quer falar outra língua por currículo ou você quer alcançar o mundo?

Uma ferramenta bem interessante é a “SMART”, que no português é:

Específico – O que realmente você quer? (Não pode ter dúvida)

Mensurável – O que identificará se você alcançou suas metas (indicadores, o objetivo deve ter a possibilidade de ser medido);

Atingível – Deve ser possível de ser alcançado, algo tangível (não que devem ser fáceis, desafios sempre são bem vindos);

Realista – Deve ter coerência com sua realidade;

Tempo – Quando você quer alcançá-lo.

Seguindo este roteiro você consolidará seu objetivo, deixando-o claro, facilitando suas ações e acompanhamento. Exemplo:

Tenho como objetivo estudar na Europa (fazer um curso de inglês e uma especialização), os passos a serem dados são fechamento da escola, passagem aérea, seguro, poupança (declarar ao chegar no país), estadia nas primeiras semanas, início de 2018 (sequência nos estudos pós término da faculdade em 2017, o que irá me preparar para o mercado de trabalho desejado)”.

Claro que falando com especialistas, essa ferramenta pode ser bem mais aprofundada. Interessante separar um tempo pra atuar especificamente nisso, fazer um acompanhamento, verificar se tudo está alinhado, dentro do planejado, se algo pode impactar na realização, enfim.

Voltando na pessoa que eu conversei na virada do ano, de que forma eu posso contribuir com uma sociedade em dúvidas? A meu ver, vivendo intensamente os meus sonhos, tomando decisões determinantes no meu futuro, meu sucesso, além é claro de questionar sabiamente de maneira com que as pessoas utilizem o máximo de seu cérebro, buscando respostas, caminhos, buscando seus reais valores, suas reais satisfações.

Um país formado por pessoas organizadas e que sabem onde querem chegar se torna mais evoluído, a concorrência aumenta claro, porém as oportunidades também. A estruturação das pessoas consolidam os negócios, algo a ser pensado.

Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo, obtém, ao fim e ao cabo, a capacidade de fazer qualquer coisa.” (Mahatma Ganghi).

Tenham foco, vocês tem que escolher em algum momento. Escolham aquilo que são bons e que gostam de fazer, porque aí vocês vão conseguir fazer bem. Todas as pessoas de sucesso que conheci eram focadas.” (Jorge Paulo Lemann).

O protagonista dos seus resultados é você mesmo, e não as circunstâncias. Você é quem decide.

Vinícius Ferreira

Fonte da imagem: Google Imagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s