ARRANJO FÍSICO POR PRODUTO

Linha-de-produ----o-2

Já falamos aqui em um outro artigo sobre a importância do Arranjo Físico em uma empresa, com ênfase no Arranjo Físico por Processo (ou funcional), e hoje falaremos um pouco mais sobre layout por PRODUTO, conhecido também como LINHA DE PRODUÇÃO.

De acordo Slack (2009), layout diz respeito ao posicionamento físico dos recursos transformadores. Isso significa decidir onde colocar todos as máquinas, equipamentos e pessoas.

No caso do Arranjo Físico por Produto, as máquinas mantêm um sequenciamento lógico, onde os produtos a serem processados entram sempre em um local (chamaremos de A) e saem sempre por um outro local (chamaremos de Z). Utilizado para produção em série, e suas características são: Produtos Padronizados e de alto volume.

Em um layout por produto, as máquinas são organizadas de modo que cada operação necessária para fabricar um produto seja realizada em estações de trabalho dispostas em uma sequência fixa. Normalmente os operários ficam parados nesse arranjo e uma esteira transportadora move o produto que está sendo trabalhado para a estação de trabalho seguinte, e assim ele é montado progressivamente. Produção em série é o nome familiar para este arranjo; as linhas de montagem da indústria automobilística provavelmente são o exemplo mais conhecido. No passado, o layout por produto era eficiente apenas quando os produtos eram fabricados em grandes quantidades, entretanto, a introdução de linhas de montagem modulares controladas por computadores o torna eficiente para fabricar produtos em pequenos lotes.” (JONES & GEORGE, 2008)

https://www.administradores.com.br/artigos/academico/o-conceito-e-os-tipos-de-layout/90808/

As máquinas e/ou as estações de trabalho são colocadas de acordo com a sequência das operações e são executadas de acordo com a sequência estabelecida sem caminhos alternativos, ou seja, tem que passar pelo caminho estabelecido. O material percorre um caminho previamente determinado no processo. É indicado para produção com pouca ou nenhuma diversificação, em quantidade constante ao longo do tempo e em grande quantidade. Requer um alto investimento em máquinas e pode apresentar problemas com relação à qualidade dos produtos fabricados caso não tenha bom aproveitamento do layout. Para os operadores costuma gerar monotonia e estresse. (MARTINS, PETRÔNIO G.; LAUGENI, FERNANDO PIERO, 2006)

Alguns exemplos de setores que utilizam este tipo de layout: indústrias automobilísticas, Indústria de alimentos, Indústria de Cervejas, enfim.

Vantagens:

– Possibilidade de produção em massa com grande produtividade;

– Carga de máquina e consumo de material constante ao longo da linha de produção (balanceamento);

– Controle de produtividade mais fácil.

Desvantagens:

– Alto investimento em máquinas e equipamentos (alto grau de automatização);

– Gerar tédio nos operadores;

– Falta de flexibilidade da própria linha;

– Fragilidade a paralisações e subordinação aos gargalos.

Outros dois tipos de arranjos existentes (além do por processo e por produto) são: Celular e Posicional (ou fixo). Na definição do layout a ser implementado na instalação ou reordenação uma empresa, é essencial que se conheça o mix de produtos, e a sua demanda, isso fará com que o máximo do potencial seja alcançado, claro considerando outras questões complementares.

Para a elaboração do layout, são necessárias informações sobre especificações e características do produto, quantidades de produtos e de materiais, sequências de operações e de montagem, espaço necessário para cada equipamento, incluindo espaço para movimentação do operador, estoques e manutenção, e informações sobre recebimento, expedições, estocagem de matérias-primas e produtos acabados e transportes. (MARTINS, PETRÔNIO G.; LAUGENI, FERNANDO PIERO, 2006).

Vinícius Ferreira

Fonte da imagem: Google Imagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s