SERVITIZAÇÃO

funil_de_ideias

Novos modelos de negócio são necessários no atual cenário mundial, competitivo e agressivo. Serviços agregam valores aos produtos convencionais, e a inovação toma conta de uma economia mutável e dinâmica. UBER, SPOTIFY, NETFLIX, são exemplos de que o tradicional está com os dias contados.

As indústrias tradicionais de manufatura tem necessitado mudar a perspectiva dos negócios do oferecimento de um produto puro para a oferta de pacotes produtos – serviços, em que o produto é apenas uma parte da oferta total (ALMEIDA, MIGUEL, SILVA, 2011).

Os clientes são base para as mutações que acontecem nos negócios, a agregação de valor ao que está sendo fornecido é tiro certo para consolidar e fidelizar clientes.

Baines et al (2007) afirmam que o processo de servitização consiste na inovação de capacidades e processos de uma organização de manufatura de alterar da venda de um produto para a venda integrada de produtos e serviços aumentando a criação de valor.

A representatividade dos Serviços no PIB (Produtos Interno Bruto) do Brasil é algo bem relevante, mais de 70%, isso é fator totalmente convincente para que novos negócios estejam inteligentemente linkados ao setor.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/03/1864276-setor-de-maior-peso-no-pib-servicos-caem-com-menor-consumo-de-familias.shtml

Segundo Kucza e Gebauer (2011), nos últimos anos, a integração de serviços tornou-se uma área em crescimento no setor industrial e como a maioria das empresas de manufatura já atingiram um estágio de maturidade competitiva em relação a seus produtos, elas agora se concentram em suas operações de serviços globais, até porque cada vez mais precisam lidar com margens menores no negócio de produtos e assim compensam isso estendendo seus negócios de serviços.

As empresas de manufatura estão cada vez mais se voltando para os aspectos de serviço relacionados às suas operações (HOFFMAN; BATESON, 2001).

Baines et al (2007) afirmam que o processo de servitização consiste na inovação de capacidades e processos de uma organização de manufatura de alterar da venda de um produto para a venda integrada de produtos e serviços aumentando a criação de valor.

As empresas de manufatura estão cada vez mais se voltando para os aspectos de serviço relacionados às suas operações (HOFFMAN; BATESON, 2001).

Tópicos no processo de Servitização:

– Desenvolvimento de Porrifólio: Quais serviços precisam ser criados?

– Definição de Metodologia: Como são entregues os serviços?

– Desenvolvimento de Competências: Quais habilidades são necessárias para a entrega do serviço?

– Definição de Mercado: Determinar preço, posicionamento, táticas.

– Desenvolvimento Suplementar: Ferramentas necessárias, materiais de venda.

– Planejamento Organizacional: Criar uma estrutura para o sucesso.

Fonte: Pimentel (2011)

(Uma visão própria) A servitização vem atrelada com conceitos de gestão ambiental e social, um exemplo, ao fornecer serviços de iluminação, você minimiza a deliberação do pós uso (como são descartadas as lâmpadas?), isso por meio de sistemáticas padronizadas para descarte de quem fornece o serviço, ou até mesmo uma empresa de transporte que preza pelo uso de combustível limpo, isso minimizando o volume de pessoas que transitam com seus carros próprios utilizando outros tipos de combustível que oferecem impactos maiores ao meio ambiente. Esses valores de maneira direta e indireta vão sendo fixados à sociedade, que evolui mentalmente, contribuindo em seu local de convívio.

Novas possibilidades exigem mudanças e criatividade, você já olhou seu negócio em uma outra perspectiva?

Artigos:

SERVITIZAÇÃO: A CRESCENTE IMPORTÂNCIA DA OFERTA DE SERVIÇOS NA INDÚSTRIA (SIMPOI, 2014).

SERVITIZAÇÃO: AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE DA METODOLOGIA TRAPSS (ENEGEP, 2015).

Vinícius Ferreira

Fonte da imagem: Google Imagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s