SISTEMATIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS

6574

Quando fala-se em novos projetos, melhorias, mudanças, tudo que faz com que haja mobilidade das pessoas, envolvimento, novas práticas, mudança de rotina, aflora-se dois pontos importantes e distintos: resistência ou motivação. Dois polos contrários que precisam ser bem gerenciados, a fim de minimizar conflitos e consequentemente os impactos no desenvolvimento de qualquer projeto.

A informatização de processos está cada vez mais presente nas Indústrias, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Devido ao aumento das exigências dos clientes, as empresas devem se adequar, a fim de atender a demanda, analisando e alinhando-se a vários aspectos, como (não se limitando): tempo e custo, sendo estas análises improváveis sem o uso de um bom sistema integrado de gestão.

Segundo Chiavenato (2010), o cliente está cada vez mais exigente quanto à qualidade e qualquer organização que queira operar no atual ambiente competitivo complexo, exigente e mutável precisa de habilidade para atender necessidades e expectativas de clientes e stakeholders (partes interessadas), a longo prazo e de forma equilibrada.

A sistematização é um projeto árduo que necessita da participação de todo corpo de funcionários da organização (estratégicos, táticos e operacionais), sendo essencial o bom envolvimento da alta administração, a fim de que o projeto tenha total credibilidade em todo seu desenvolvimento (início, planejamento, execução, controle e monitoramento e encerramento – Etapas de um projeto conforme o PMBOK – 5ª Edição – 2013).

Ulrich (1998) discute os desafios da competitividade para o gerente de pessoas das organizações, expandindo o seu papel de especialista administrativo para além das fronteiras atuais, incorporando funções que visam ao enfrentamento desses novos desafios: parceiro para o ajuste das estratégias de pessoas à estratégia empresarial, agente de mudança para gerir a transformação e a mudança, e colaborador das pessoas para ouvir e aumentar seu envolvimento e sua capacidade de participação.

Gerenciamento de Projetos: Aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades de projeto a fim de atender aos seus requisitos PMBOK (Versão 5 – 2013).

Nos dias atuais, a boa gestão da equipe é primordial para o bom direcionamento do projeto, visando sempre aspectos como: motivação, produtividade, coesão, foco, trabalho conjunto, entre outros, sendo estes pontos importantes para o alcance dos resultados positivos.

A organização que quer crescer deve reconhecer e difundir em todos os seus níveis hierárquicos o objetivo de cada trabalho de melhoria (OAKLAND, 2007).

O atendimento aos requisitos dos clientes é o que tem de mais importante dentro de uma organização, e isso só ocorre, quando se tem uma equipe engajada e motivada a alcançar metas de satisfação dos processos. As resistências existentes dentro das empresas acabam retardando o seu desenvolvimento, profissionais, por mais capacitados que sejam, se não estiverem atentos as mudanças propostas pelo mundo, acabará limitando o potencial de realização das tarefas a serem realizadas diariamente.

Gestores devem atuar como agentes facilitadores das mudanças, aqueles que inspirarão os demais membros da equipe a atuarem de maneira efetiva e sólida. Uma gestão com bons relacionamentos interpessoais torna o desempenho operacional menos vulnerável a falhas, devido à flexibilidade e consequentemente qualidade de relacionamento entre chefia e subordinados.

A revolução em uma empresa necessita de pessoas que trabalhem com a mesma dedicação de quando estão se divertindo, e isso é conquistado quando a atitude vem de cima, da alta administração (Chowdhury, 2005).

É essencial que a implementação de um projeto ocorra englobando aspectos essenciais como: boa definição de escopo, esclarecimento dos requisitos dos clientes e equipe, controle de custos e tempos das operações, desempenho das máquinas, enfim.

A tecnologia deve atrelar-se aos bons relacionamentos interpessoais nas empresas e ao desejo de fazer acontecer, tudo isso em prol das boas práticas de realização das tarefas, atendendo consequentemente os requisitos dos clientes. Sistemas de Informação são ferramentas que podem alavancar uma Organização ao sucesso, visto seu bom controle de desempenho, custos, qualidade, produtividade entre outros.

Vinícius Ferreira

Fonte da imagem: Google Imagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s