SIMULAÇÃO

CAPA

A necessidade de evolução das empresas é chave para sua permanência no mercado, mesmo que em tempos de crise. Vamos falar um pouco sobre Softwares de Simulação…

O que é simulação:

“É a imitação de algo real ou processo”; “É utilizar o computador para imitar o comportamento de um sistema (entidades e processos do mundo real)”.

Simulação é a experimentação de um sistema real através de modelos. A possibilidade de criar e simular fenômenos desejados permite conferir quão representativas seriam as mudanças, colaborando, dessa forma, com a tomada de decisão. O início da simulação é incerto, mas é evidente sua importância e crescimento. (BATEMAN et al. 2013).

Law e Kelton (2000) afirmam que um sistema é definido por ser uma coleção de entidades, isto é, pessoas ou máquinas que atuam e interagem juntamente para o cumprimento de alguma lógica final.

A amplitude de uma simulação é proporcional à imaginação de quem está à frente do computador, podendo diversificar o sistema conforme suas ideias.

De acordo com Kelton et al. (2002) um sistema é um mecanismo ou processo, real ou planejado, tão diverso como: uma fábrica com máquinas, pessoas, equipamentos de transporte, correias transportadoras e espaço de armazenamento; um banco ou outra operação com serviços personalizados, com diferentes tipos de clientes, serviços e instalações como atendimento em caixas, terminais automáticos, balcões de empréstimo e caixas para depósitos; uma rede de distribuição, armazéns e ligações de transporte; uma instalação de emergência de um hospital, incluindo pessoal, salas, equipamentos, suprimentos e transporte de pacientes; um campo de operação de serviço para aparelhos ou equipamentos de escritório, com potenciais clientes espalhados por uma área geográfica, técnicos de serviço com qualificações diferentes, caminhões com diferentes peças e ferramentas, com somente um depósito e expedição central…

Os softwares de simulação representam (conforme seu potencial) uma realidade, seja um processo, um fenômeno, um movimento, enfim.

Modelos consistem em conjuntos de elementos que descrevem alguma realidade física, abstrata ou hipotética (MELLOR et al., 2005).

A simulação avalia ideias. A simulação presa pela tomada de decisão assertiva, anulando as tentativas e erros que geralmente são de alto custo para as empresas, visto a falta de eficiência imediata.

Alguns benefícios da simulação são:

– Avalia-se hipóteses sem implementá-las;

– Minimiza esforços físicos desnecessários;

– Minimiza as incertezas;

– Anula o método de tentativa e erro;

– É interativo (pode ser feito de diversas formas);

– É visual, atendendo aos diversos públicos (gestores, analistas, diretores);

– Geram relatórios importantes para a tomada de decisão;

– É inovador;

Exemplos de Softwares de Simulação:

Promodel

É uma ferramenta de simulação que modela sistemas produtivos, podendo variar entre processos simples e complexos, Layouts celulares, processuais ou linhas de produção. É intuitivo, visual, e contempla-se de relatórios que podem identificar oscilações, gargalos, sobrecargas, níveis de transporte, enfim.

1

2

Magma

Software que simula processos de fundição, contemplando enchimento de um molde, solidificação, enfim, gerando relatórios que demonstram potenciais de falhas naquela determinada peça, dando direcionamento às alterações necessárias no modelo, a fim de garantir um melhor processo produtivo e consequentemente um melhor produto final.

3

4

5

As simulações são boas alternativas, inovadoras e eficientes, geralmente precisam de profissionais especializados para realização dos projetos, além da licença de um software específico, que atenda as necessidades da empresa.

A necessidade de investimento muitas vezes limita as empresas de evoluírem e atuarem com um software do tipo, a limitação da amplitude da visão para a inovação ou até mesmo a falta de exemplos reais que convençam os investidores sejam barreiras que inflijam na implementação desses métodos, ficando as empresas estagnadas nos padrões existentes.

ALGUMAS INFORMAÇÕES EXTRAÍDAS DA APOSTILA DE MODELAGEM, ANÁLISE E SIMULAÇÃO DE SISTEMAS – CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – UNITOLEDO (ARAÇATUBA) – PROFESSORA ME. JULIENE LEONI

Vinícius Ferreira

Um comentário em “SIMULAÇÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s