ARRANJO FÍSICO POSICIONAL OU FIXO

111123

Já falamos aqui em outros dois artigos Arranjo Físico por Processo (ou funcional), e Arranjo Físico por Produto, hoje falaremos sobre Arranjo Físico POSICIONAL ou FIXO.

Arranjo Físico Posicional ou Fixo se caracteriza pelo fato de o produto (ou recurso que está sendo transformado) permanecer em um mesmo local, e os recursos transformadores se deslocam ao redor, a fim de executar as operações necessárias.

Isso ocorre devido a natureza do produto, que impede o deslocamento (estradas, construção civil, estaleiros, atividades agropecuárias), ou até mesmo quando a movimentação não convém (cirurgias, tratamento dentário, montagens de equipamentos perigosos, enfim).

Segundo Neumann & Scalice (2015), este tipo de layout também conhecido como layout fixo ou project shop, sendo considerado o tipo de layout mais básico e geralmente utilizado quando o produto tem dimensões muito grandes e não pode ser facilmente deslocado. O que é comum neste tipo de layout é o material permanecer parado enquanto a mão de obra e os equipamentos se movimentam ao redor.

Segundo Slack, Chambers e Johnston (2009), no arranjo físico posicional os recursos transformados não se movem entre os recursos transformadores, ou seja, quem sofre o processamento fica estacionário enquanto pessoas e equipamentos se movem a cada etapa.

Esse tipo de Arranjo pode ser auxiliado ou gerenciado por um mapeamento de processos, esse mapeamento mostra os diversos eventos existentes e os procedimentos necessários para cumpri-los.

Vantagens:

– Não há movimentação do produto;

– Possibilidade de terceirização de parte do projeto;

– Flexibilidade de mix de produto alta;

– Permite enriquecimento de tarefas;

– Favorece trabalhos em equipe;

Desvantagens:

– Complexidade na supervisão e controle (mão de obra, matéria prima, ferramentas);

– Necessidade de áreas externas (sub montagem, armazenamento);

– Produção em pequena escala;

– Baixo grau de padronização;

– Falta de estruturas de apoio como energia elétrica e água.

O conhecimento dos conceitos, em conjunto com a análise do que será feito em prática, é fundamental para a garantia dos resultados do negócio, uma vez que os gestores compreendem as vantagens e desvantagens fica mais “fácil” (ações mais inteligentes, assertivas) a administração dos riscos e das oportunidades.

Vinícius Ferreira

Fonte da imagem: Google Imagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s