SUSTENTABILIDADE

112212

Assunto chave já há alguns anos, a Sustentabilidade está presente em diversas situações cotidianas, como: desenvolvimento de produto, preocupação com o futuro, uso adequado e controlado dos recursos materiais, descarte adequado e sistêmico, redução de custos e novas possibilidades de materiais de menor impacto ao meio ambiente, enfim.

Este artigo traz algumas referências relevantes sobre o assunto (direcionando-os para diferentes aspectos), e o objetivo é trazer-nos a tona a reflexão, e se possível mudança de atitude.

Com relação a sociedade – Visão no futuro e preocupação com as próximas gerações:

O advento do moderno conceito da sustentabilidade foi criado em 1987 pelas Nações Unidas e define desenvolvimento sustentável como a reunião das necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem suas próprias necessidades (HESTERBERG et al., 2012).

Com relação ao nosso Planeta – Potencialização da habilidade do ser humano em revolver problemas é uma grande alternativa para o planeta:

O documentário Home de Bertrand (2009) relata a vida na terra desde o princípio até os dias atuais, onde há um desequilíbrio ecológico elevado causado pelas inconsequentes ações dos seres humanos. O filme passa uma visão ampla de um mundo que precisa ser restaurado e uma boa alternativa para a resolução deste problema é o ser humano atribuir em seus instintos impensáveis o conceito de habilidade.

Com relação à Estratégia Organizacional – A questão geográfica (localização das empresas), já não deve envolver somente minimização de custo com transportes, velocidade e facilidade com escoamento, mas também questões ambientais e consequentemente sociais:

A preocupação das empresas não está mais focada apenas em aspectos econômicos, mas também em aspectos sociais e ambientais. A sustentabilidade está se tornando uma questão importante e a localização das instalações industriais outro ponto a ser avaliado (CHEN, OLHAGER e TANG, 2014).

Com relação ao desenvolvimento de produtos – Um produto sustentável não se define simplesmente pelo rótulo:

De acordo com Ezio Manzini e Carlos (2005), o projeto para ser sustentável, deve diminuir proporcionalmente os danos excessivos dos aspectos econômicos, ambientais e sociais em 90%, adequando-se a um grupo de produtos que agregam melhorias gerais ao meio ambiente, nos gastos em seu desenvolvimento e consumo, e na qualidade de vida.

As referências acima são apenas amostras de um gigantesco campo de atuação que envolve o termo Sustentabilidade, sua complexidade faz com que as oportunidades sejam inúmeras e os benefícios imensuráveis.

Vinícius Ferreira

Fonte da imagem: Google Imagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s