DIA “D” GRATIDÃO – ZBN INDÚSTRIA MECÂNICA LTDA

121

Exatos 8 anos e 12 meses após minha integração na ZBN, saio como um profissional satisfeito.

Janeiro de 2009 entrava como um garoto de 19 anos, estagiário e com um sonho ainda meio que incerto de ser alguém na vida. E em dezembro de 2017 saio formado, não só de certificados, mas também de caráter, profissional, ético, técnico e motivado por grandes desafios. Aqui (não me exaltando), conquistei: Bacharelado em Desenho Industrial, MBA em Gerenciamento de Projetos, me tornei Green Belt, Coach Pessoal e Profissional e Bacharelado em Engenharia de Produção (além de cursos complementares). Deixo uma pergunta pra os leitores: O quanto você evoluiu após entrar no seu último emprego? Não é só uma questão financeira, é algo maior que isso, o quanto você cresceu como ser humano?

No princípio, não sabia ao certo se era de exatas ou humanas e, hoje mesmo com formação técnica e apaixonado por análise de dados, geração de informação e novos conhecimentos, aprendi que o equilíbrio é fundamental. Esse equilíbrio identifica que a empresa precisa de sistematização, agregação de valor aos produtos e serviços (ou redução de custos), produção, aumento de capacidade, otimização de processos e ordenação de recursos, mas também reconhece a importância dos seres humanos, que os colaboradores nem todos os dias estarão bem, ou motivados, talvez não estejam felizes, fazendo com que seu desempenho seja enfraquecido. São seres humanos, passiveis de falhas, que as vezes não compreendem novos métodos, não acatam a mudança de cultura, são resistentes e intolerantes ao novo.

Como gerir tudo isso? Depende!

Essa é a minha resposta, sistemas produtivos e seres humanos são complexos e precisam ser descobertos todos os dias. E esse é um desafio que quero assumir até o fim da minha jornada profissional.

Comecei em 2009 sendo estagiário, promovido em 2010 a Desenhista Júnior, já em 2011 passei a ser Processista, em 2013 Coordenador de Processos (e transição da filial pra matriz) e em 2015 assumi o cargo de Coordenador de Planejamento, até o presente dia. Tive a oportunidade de conhecer todos os processos da empresa, e a felicidade de trabalhar livre, implementando, organizando, errando, aprendendo, e tentando novamente. Por fim, tive também, a honra de conhecer diretores éticos e probos: ZBN (Sr. Zamoner, Sr. Brocchi e Fabrício Brocchi, Sr. Nicolete), que sempre facilitaram o meu caminho rumo ao sucesso, as vezes penso que recebi o imerecido porém penso também que me esforço para alcançá-lo (foram 9 anos procurando respostas, me aperfeiçoando, me colocando no posto de aprendiz e assim me mantenho).

Saio hoje da empresa pela porta da frente e olhando pra frente, olhando pra novos desafios, colocando-me como estudante, agora fora do país. Um sonho sendo realizado no meu momento de maior maturidade. Eu, minha mochila, umas poucas roupas e um pouco de dinheiro indo para o mundo, conhecer novas culturas, conhecer a mim mesmo na adversidade, pois pela primeira vez estarei longe da minha família, dos meus amigos, do meu país, do meu clima tropical.

Indo com a esperança de que posso ser alguém melhor, de que posso conquistar muito mais do que imaginava lá nos meus 19 anos, que dormia de “sonho” as vezes sentado a mesa e hoje vivo um sonho planejado profundamente (foram 12 meses bem determinados e definindo passo a passo, com pouquíssimos erros). Quando se sonha deve-se ter o caminho a ser percorrido e o destino final bem alinhados, imagine que o sonho é o alvo final, trajeto é feito de pequenas conquistas e abdicações, que são os pedaços do caminho total pra alcançá-lo. Você tem planejado seus sonhos?

Sem prolongar muito no texto, o que quero dizer é: Pra amar o local onde você trabalha, você deve amar o caminho que você definiu trilhar, falta de oportunidade é muleta de quem quer ficar parado. Solte essa muleta e comece a tomar decisões diferentes, permita-se errar hoje, permita-se utilizar mais desse cérebro fantástico que tem, permita-se oferecer pro mundo a sua melhor versão, como profissional e como ser humano.

Dia 22/01/2018 partirei pra Europa onde morarei nos próximos 8 meses (no mínimo), e a única coisa que eu quero (além do aperfeiçoamento da língua inglesa), é percorrer parte desse mundo, e também percorrer parte de um mundo oculto que tenho em minha mente, conhecer o mundo e conhecer mais a mim mesmo, essa é a ideia.

https://www.linkedin.com/pulse/dia-d-gratid%C3%A3o-zbn-ind%C3%BAstria-mec%C3%A2nica-ltda-vin%C3%ADcius-ferreira/

Vinícius Ferreira

2 comentários em “DIA “D” GRATIDÃO – ZBN INDÚSTRIA MECÂNICA LTDA

  1. O quanto você evoluiu após entrar no seu último emprego?

    Minha evolução foi grande, a experiência adquirida se estendeu para minha vida pessoal, melhorei minha ansiedade, me tornei muito mais organizado, melhorei minha postura de acordo com o ambiente onde estou, tive contato do Prefeito ao Atendente do Contribuinte, entre outras coisas positivas. As negativas são consequência de algumas tentativas que por ventura não deram certo, sempre levo como aprendizado e tento não cometer o mesmo erro. Mas ainda tenho um sonho, trabalhar no setor comercial, pois acredito que tenho bom potencial e irei somar. Te desejo muito sucesso em sua vida!!! Vc é espelho pra muitas pessoas, inclusive pra mim. Forte abraço meu amigo.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s