ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (17/12)

212

Hoje é o dia do Engenheiro de Produção (17/12)… Profissão que escolhi e não me arrependo em nenhum momento… Pra que entendam um pouco, o que é Engenharia de Produção? O que faz? Onde atua? Enfim… Abaixo algumas breves explicações (não se limitando claro)… Quem quiser saber mais pode entrar no site da ABEPRO, (informações muito mais completas):

  • O Engenheiro de Produção gerência a indústria, as operações, de maneira sistêmica e organizada, criando-se métodos, identificando melhorias contínuas, identificando onde se pode reduzir custos, aumentar desempenho operacional, disponibilidade de materiais e recursos transformadores (máquinas), utilizando-os de maneira coordenada, qual é o melhor layout a ser atribuído, interação entre os departamentos, identifica tarefas importantes e não importantes a fim de otimizar linhas, atendendo melhor aos clientes, mantendo claro a sanidade da organização;
  • Pode atuar em diversos segmentos da indústria (mecânico, metalúrgico, alimentício, petroquímico, sucroalcooleiro, têxtil, etc.), ou até mesmo em bancos, universidades, enfim.

Algumas áreas (não se limitando novamente):

– Operações (planejamento, produção);

– Organizacional (projetos);

– Qualidade (melhoria de processos, otimização);

– Educação;

– Segurança do trabalho;

– Logística;

– Pesquisa Operacional (análises, programações matemáticas);

– Produto (desenvolvimento)

– Economia…

Dentre outras…

Por ser um texto “meio que gritado”… Do coração… Muitas informações não estão aprofundadas, embasadas, porém a ideia central é… Escolha fazer algo que ama, porque isso faz toda diferença em sua vida… Escolha algo que te desafie todos os dias… Algo que leve você a intensidade…

Ame sua profissão, dinheiro obviamente será consequência, quando você é “fo#@” no que faz naturalmente os recursos financeiros chegam. A profissão que te desafia é a mesma que te proporciona satisfação, sensação de dever cumprido, é a que te impulsiona, é aquela que faz você levantar todos os dias, bater no peito e dizer “Vamos pra cima”.

Empresas que não tem espaço para o Engenheiro de Produção, posso garantir:

1 – Não tem maturidade;

2 – Não presa por Organização;

3 – Não quer evoluir, está estagnada, parou no tempo.

Nesse dia tão importante, eu como representante da classe deixo uma frase à tão incrível INDÚSTRIA…

“Nós Engenheiros de Produção estamos de braços abertos para os seus desafios diários… Estamos sedentos para encarar a economia instável… Estamos sedentos para motivar e convencer as pessoas de conhecer o novo, de fazer algo melhor todos os dias… Só precisamos de uma oportunidade”.

Parabéns a todos os profissionais da área e professores.

Vinícius Ferreira

 

Fonte da imagem: Google Imagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s