7 LIÇÕES QUE APRENDI EM MEU INTERCÂMBIO

IMG_9094

Equivalente a 5 anos de vida, 5 anos de faculdade e 5 anos de carreira, assim foi meu intercâmbio em Dublin na Irlanda. O aprendizado não necessariamente precisa ser científico, o aprendizado depende muito da forma com que você encara sua vida e seus desafios, o quão aberto você está para evoluir mentalmente, transformando isso em resultados significativos.

Mas o que de tão importante aprendi fora do meu país:

1 – Uma nova cultura

Se for sair do Brasil com intuito de levar o Brasil junto contigo, cuidado, você tem grande probabilidade de se frustrar. Experimente viver integralmente a nova cultura, enxergue isso como uma oportunidade imensa de crescimento, essa imersão é sim um choque, mas somente com experiências assim você conquista a capacidade de ser resiliente.

2 – Comunicação com o mundo

Não me considero (ainda) fluente na língua inglesa, estou no processo para isso, mas posso garantir que um grande passo já foi dado, e agora é permanecer para que a naturalidade ao falar seja conquistada. Todos os países em que estive, o “falar inglês” me direcionou, de uma forma que dificilmente conseguiria se não falasse, pedir informações, conhecer novas pessoas, comunicar-se com o todo de forma geral, são benefícios bem claros que conquistamos, e não há nada pior do que você tentar se expressar, saber exatamente o que você quer dizer (mentalmente), mas não ter capacidade para materializar seu pensamento em fala, então o inglês passa a ser fundamental e é um grande aprendizado.

3 – Viver com menos e viver bem

No Brasil eu sempre tive minhas regalias, assim como diversas pessoas, poder dirigir o próprio carro, comer no restaurante desejado, poder comprar as roupas que quer, nas lojas de preferência, enfim. Vivendo na Irlanda, a princípio se gasta muito dinheiro por falta de conhecimento, restaurantes, lojas e mercados mais caros, mas depois conhecendo melhor a área, você passa a entender que existem locais mais acessíveis para se consumir, e com ótimos produtos, então a ideia de melhor preço e o que realmente necessito começam a fazer parte da sua rotina, o tornando mais racional, conseguindo utilizar seu dinheiro de maneira mais inteligente.

4 – Amigos se tornam família mais rapidamente

Sempre tive uma crença com relação a intercâmbio, “Não conviva com brasileiros, pois isso irá impedir de melhorar seu inglês”, realmente quando se está com brasileiros, não se fala outra língua, isso é quase que uma verdade absoluta (claro contendo poucas exceções), é importante sim você fazer amizades com pessoas de outras nacionalidades, praticar o inglês, mas essa ideia de se distanciar de brasileiros, pelo menos pra mim, é uma grande besteira, o intercâmbio por si só é um desafio muito grande, e existirão momentos que precisaremos ter ao lado pessoas que nos fazem bem, e este é quase que um dom dos brasileiros, essas vulnerabilidades emocionais que temos ao viver fora, longe de tudo que é importante pra nós, faz com que a aproximação com as pessoas aumente e dessa forma um amigo que você conheceu há 6 meses, parece até mesmo um irmão, essa intensidade que é viver fora nos torna mais humanos.

5 – Sentir saudades de casa

Aquele famoso ditado, “Só sentimos falta quando não temos mais”. Senti falta do Brasil estando fora, claro que tem quem não quer ver o Brasil nem de longe, mas eu não consigo ter maus olhos para o meu país, e essa saudade só despertou em mim o desejo de voltar e poder fazer algo diferente por aqui, que contribua comigo propriamente e com a sociedade, e vamos lutar por isso.

6 – Amor pelos desafios mais extremos

Viver fora é por si só um grande desafio, e tendo vivido isso, só tenho em mente uma questão, “Qual será o próximo?”, desejar desafios é colocar-se a prova, e colocar-se a prova (olhando com bons olhos) é possibilitar sua própria evolução.

7 – Amar um novo país

A Irlanda passou a ser minha segunda casa, um país de possibilidades, com defeitos obviamente, mas que é excelente pra se viver, passar férias, conhecer diversas pessoas, um país com paisagens históricas e incríveis, PUBs animados e com uma atmosfera fantástica, lugar com a economia crescente, boas escolas e universidades, diversas oportunidades de emprego, acaba sendo um “refúgio” para diversas pessoas que almejam algo diferente na vida. #Thisisireland

Grato pelo que vivi e totalmente animado para o que está por vir.

Att.

Vinícius Ferreira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s